sábado, 10 de dezembro de 2011

O paraíso em pedras - Artigo de Ivan Ruela

O paraíso em pedras
Mesmo encontrando-se bastante devastada, região capixaba considerada por Burle Max, "o lugar mais bonito do mundo", na década de 70, ainda preserva relevantes fragmentos de matas, além de ter registros de mamíferos raros como a Onça-Pintada, Gato Maracajá e Preguiça de Coleira
Por Ivan Ruela*
Na década de 70, Roberto Burle Max, vislumbrado com formatos rochosos no estilo 'Pão de Açúcar', em área coberta por densa mata atlântica,no noroeste capixaba, exclamava: “É o lugar mais bonito do mundo”. A admiração do paisagista se estendia ao Monumento Natural dos Pontões Capixabas, situado nos municípios de Pancas e Águia Branca, noroeste do Espírito Santo. foi criado em 2008, substituindo o parque nacional de mesmo nome. A troca de categoria da Unidade de Conservação (UC) foi comemorada por pomeranos e pelos descendentes de poloneses que vivem na região. Sem essa mudança, os moradores seriam obrigados a deixar as propriedades localizadas dentro da demarcação da reserva.
Pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), o Monumento Natural, é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, podendo ser constituído por áreas particulares, desde que seja possível compatibilizar os objetivos da unidade com a utilização da terra e dos recursos naturais do local pelos proprietários. Já nos parques nacionais, é proibida a permanência de moradores em seu interior.
O Monumento Natural dos Pontões Capixabas tem em seu redor mais de 500 famílias presentes, com mais de dois mil moradores, em quase 400 propriedades. São 17.496 hectares, a mesma área do parque, criado em 2002. Os descendentes de pomeranos, oriundos da Pomerânia, extinta região situada entre a Prússia e Alemanha, e que chegaram ao Brasil no século XIX, com predominância nos estados do Espirito Santo e Santa Catarina, habitam a área do monumento no município de Pancas. Já os descendentes de poloneses, povoam a região de Águia Branca, município vizinho. “A maior área da reserva, cerca de 70%, fica em Pancas, porém a população residente no monumento fica dividida entre os dois municípios.
A UC compreende uma área de aproximadamente 100.000 hectares, porém o Parque, e consequentemente, o Monumento, foram constituídos em menos de 20% desta área.
”Uma das ideias é a formação de um Mosaico de Unidades de Conservação,inclusive com a criação de RPPN´S na região”, conta Osvaldo Ceotto, do ICMBIO, gestor da reserva. Só existem 3 monumentos naturais federais no Brasil, a UC capixaba é a única em Mata Atlântica. O Monumento Natural do Rio São Francisco, fica na Caatinga. Já o Monumento Natural das Ilhas Cagarras situa-se no bioma Marinho.
*Ivan é Moderador Nacional da REBIA
> Imagens: Planeta Vertical 
Leia mais na ECOAGÊNCIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário